Subscribe Now
Trending News

Lendas e Curiosidades

Localizado no planalto serrano catarinense, o município de São José do Cerrito possui uma rica história e muitas curiosidades fascinantes.

A colonização por não-indígenas começou no século XIX, com a chegada dos bandeirantes paulistas que exploravam os campos de Lages.

Inicialmente, por volta de 1927, a região era conhecida como Caru, nome que, para os moradores locais, significa “terra fértil”, e para os indígenas, “forte e corajoso como o rio”. Em 1953, o nome foi alterado para São José do Cerrito. Durante muitos anos, o local foi referido como Caru, em alusão às profecias de João Maria de Agostinho, um dos monges “João Maria” da história do Contestado.

Uma das lendas mais intrigantes de São José do Cerrito envolve estruturas subterrâneas encontradas na região. Segundo arqueólogos, trata-se do maior conjunto de casas ou abrigos subterrâneos localizados até agora no país. Datadas de aproximadamente 1000 anos, essas estruturas guardam vestígios das populações nativas que habitaram o planalto catarinense em tempos pré-colombianos. Uma verdadeira “cidade perdida” está sendo desenterrada desde 2007, quando o padre Ignácio iniciou os trabalhos de investigação no local. Até agora, mais de 200 estruturas foram encontradas, algumas com 7 metros de profundidade e 20 metros de diâmetro, e ainda há muito a ser descoberto.